Nota de repúdio à revista IstoÉ

Nota de repúdio à revista IstoÉ

Nota de repúdio à revista IstoÉ

A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos – CBDS é a entidade máxima do desporto surdo no Brasil, filiada ao International Committee of Sports for the Deaf (ICSD), ao PanAmerican Deaf Sports Organization (PANAMDES) e por fim a Confederación Sudamericana Deportiva de Sordos (CONSUDES).

Ao longo de mais de 36 anos de existência contamos com 20 federações nos estados, 120 associações em diferentes cidades no país, cerca de 5.000 (cinco mil) atletas, profissionais que atuam nas comissões técnicas, além dos nossos voluntários que formam a nossa rede com atuação em todo o Brasil.

Vimos por meio deste, repudiar o exposto na matéria intitulada “As libras do ódio” (sic), publicada na revista “Isto É” no dia 21 de maio de 2021. Trata-se de uma matéria com declarações desinformadas e descontextualizadas, o que demonstra extrema ignorância e desconhecimento da revista sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, seu uso, disseminação, da comunidade surda e de suas características e principalmente, o direito do acesso à informação pelas pessoas surdas.

É importante ressaltar que estamos vivendo em um momento ímpar, no campo da acessibilidade comunicacional dos surdos brasileiros, a presença de profissionais Tradutores Intérpretes de Libras na esfera do governo federal, a atuação bilíngue, seja entre os pares linguísticos, ou ouvintes fluentes, algo inédito mesmo após anos do reconhecimento da Libras como língua e sua oficialização.

É inquestionável a ascensão da disseminação da Libras, o respeito e reconhecimento enquanto língua e os sujeitos surdos com pessoas bilíngues, em especial o reconhecimento e valorização da Sra. Michelle Bolsonaro, citada naquela matéria, a qual é fluente em Libras estando em contato com a comunidade surda em diversos contextos sociais e comunicativos, algo inédito a uma figura como a Primeira-Dama do país.

Cientes da nossa importância na defesa das temáticas que envolvem a comunidade surda, não podemos e não devemos aceitar qualquer ataque ou retrocesso a nenhuma conquista da comunidade surda, principalmente em pautas essenciais que há anos lutamos, o direito à comunicação.

Diante da visibilidade da Libras e sendo ela uma língua, devemos respeitar e não utilizar as conquistas como pauta para ofensas, independente de convicções e aspirações políticas ou pessoais de qualquer mídia ou pessoa física, nem tampouco para diminuir a importância da acessibilidade e valorização da nossa língua e das características nossa comunidade.

O direito linguístico, nem qualquer forma de acesso, não faz e nunca deve ser parte de polarização política ou pessoal com interesses subjetivos e particulares com objetivo de desabonar a imagem de pessoas e profissionais que fazem parte da nossa comunidade e que lutam e atuam incansavelmente pelos nossos direitos, tais ataques demonstram a falta de conhecimento do tema e empatia pela coletividade.

Manifestamos nossa solidariedade, apoio, reconhecimento e agradecimento à Primeira Dama Sra. Michelle Bolsonaro, aos profissionais Tradutores Intérpretes, Sr. Fabiano Guimarães e a Sra. Elisângela Castelo Branco.

Belo Horizonte, 28 de maio de 2021.



Diana Sazano De Souza Kyosen

Presidente – CBDS

Membro do Conselho Nacional do Esporte - CNE

Segue oficio

Compartilhe esta postagem