Hóquei

O que é?

O Hóquei sobre o gelo surgiu no Canadá como uma variante do Hóquei em campo. Soldados britânicos fizeram os primeiros jogos sobre rios e lagos congelados no rigoroso inverno canadense. O primeiro jogo em local fechado só foi realizado em 1875 em Montreal. Dois anos depois, foram elaboradas as regras para o esporte.

Regras básicas

Um time de hóquei no gelo é formado por seis atletas: um goleiro e cinco jogadores de linha. Eles se movimentam na arena com patins, tacos em formato de L e equipamentos de proteção. A meta é empurrar o disco para o fundo do gol adversário e marcar pontos.

As partidas são divididas em três tempos de 20 minutos cada, com intervalos de 20 minutos entre os períodos.

Se no final as duas equipes estiverem empatadas em pontos, joga-se uma prorrogação de cinco minutos, que funciona no formato morte súbita. O primeiro time a marcar no overtime, vence o duelo.

Se ninguém marcar e o empate persistir, a partida termina empatada. Caso os times cheguem no jogo sete empatado em número de vitórias, a prorrogação é disputada até que alguma equipe anote um ponto.

Fundamentos

O objetivo do hóquei no gelo é marcar pontos colocando o disco de borracha no fundo do gol adversário. Cada gol equivale a um ponto.

Para construir jogadas, é possível tocar o disco para companheiros ou simplesmente conduzi-lo individualmente.

Ao fim do jogo, vence quem tiver marcado mais pontos.

Os atletas se deslocam de um lado para o outro o tempo inteiro, lutam pelo disco usando a força física e sempre estão se empurrando contra o muro de proteção.

Jogadores


Competições de Hóquei

Sem competição no momento

Não teve competições anteriores


Departamento de Hóquei da CBDS

Em breve


Seleção Brasileira de Hóquei

Em breve