Campeã em casa: Aline Souza ganha a prata no xadrez

Campeã em casa: Aline Souza ganha a prata no xadrez

Atleta estreou na Surdolimpíada Nacional com medalha de prata

São José dos Campos é um local que sempre se abriu para o esporte. Com representantes em diversas modalidades esportivas, a cidade também teve uma de suas cidadãs na 3ª edição da Surdolimpíada Nacional 2021, evento promovido pela Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS).

Aline Souza tem apenas 19 anos e trabalha como professora de Libras na Associação de Atenção ao Deficiente Auditivo e Surdo (AADAS). Mas se engana quem acha que é só na sala que ela dá aula. Aline também é enxadrista e foi a representante do estado de São Paulo na Surdolimpíada.

Apesar do nervosismo da estreia, a jovem foi finalista da modalidade e conquistou a medalha de prata. “É a primeira vez que eu participo de algo como a Surdolimpíada. Comecei muito nervosa e decidi ficar muito focada no tabuleiro. Nunca imaginei que eu fosse chegar até aqui e estou muito feliz”, contou Aline.

Com a torcida a seu favor, a atleta também falou sobre como foi a sensação de jogar em sua própria cidade. “Nossa, gente, eu tô muito feliz de representar minha cidade e o meu estado. Estou muito feliz de ser uma referência pros surdos daqui. Estou extremamente feliz, porque me esforcei muito para chegar até aqui e sou muito grata a Deus.”

Aline também comentou que a disputa foi com um nível muito acirrado e que ela ficou muito impressionada com o número de atletas e de torcedores para acompanhar e participar do xadrez. Por fim, a enxadrista deixou uma mensagem de apoio para outros surdos. “Quero incentivar o surdo a lutar pelos seus sonhos e a entrar no mundo do esporte. Não desistam, vocês conseguem!” finalizou a atleta.

A realização da Surdolimpíada Nacional só foi possível graças ao patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Esporte, além da Prefeitura de São José dos Campos, que oferece toda a logística da competição. Para o evento, a CBDS contará com o apoio da Helpvox.

Compartilhe esta postagem