Summer Deaflympics Atletas da CBDS visitam projeto social em Caxias do Sul

Summer Deaflympics Atletas da CBDS visitam projeto social em Caxias do Sul

Summer Deaflympics
Atletas da CBDS visitam projeto social em Caxias do Sul

A equipe de atletas da CBDS durante visita ao projeto social em Caxias do Sul (Foto: Mateus Godoy)

Até o próximo domingo, a cidade de Caxias do Sul (RS) sedia a 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão, em livre tradução).

Devido à visibilidade do evento, os atletas da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), e o diretor de esportes Igor Valério, foram convidados para uma visita ao projeto social CAE Ampliando Horizontes, no Centro Cultural Beltrão de Queiroz.

O presidente do projeto, Chiquinho Divilas, responsável pelo convite à CBDS, agradeceu pela oportunidade. “Estamos vivendo um momento ímpar aqui em Caxias, com a Deaflympics e isso vai ficar marcado na história. Além disso, tenho certeza que ações em prol da diversidade serão mais pensadas também. É um momento importante para compreender que não somente pela desigualdade, mas pela questão também da inclusão em todos os sentidos, faz com que a gente amplie horizontes, que é o nome do projeto Ampliar Horizonte.”

Durante o encontro, realizado na tarde desta quarta-feira, os atletas Gabriel Hovelacque (Badminton), Guilherme Maia (Natação), Higor Ribeiro e Romailson Santana (Atletismo), além do técnico David Dias (Atletismo), tiveram a oportunidade de falar sobre suas histórias e modalidades para as crianças atendidas pelo projeto.

“Eu tenho um sonho de ter um projeto social para incluir crianças por meio do esporte. E estou feliz de participar do encontro e poder contar minha história para as crianças e divulgar o esporte para elas”, declarou Guilherme Maia, maior medalhista brasileiro em Deaflympics, que participou acompanhado de sua mãe, Andrea Maia. 

A seleção de Basquete feminino durante partida contra a Lituânia (Foto: Divulgação)

O dia do Brasil na Deaflympics

Na quarta-feira, dia 11 de maio, as seleções de Vôlei masculino e Futebol feminino venceram suas disputas, que seriam realizadas contra a seleção do Japão, por W.O., já que eles desistiram de participar do torneio. 

No Handebol masculino, a seleção do Brasil empatou em 15 x 15 com a seleção do Quênia. No Vôlei feminino, a seleção do Brasil perdeu para a Polônia por 3 x 0. A seleção de Basquete feminino também perdeu para a Lituânia de 6 x 123. 


Próximas disputas do Time Brasil

Na quinta-feira, 12 de maio, serão realizadas provas de Orientação, em longa distância, a partir das 10h00.

No atletismo, o Brasil disputa preliminares e semifinais a partir das 10h15. Já a seleção de Basquete feminino enfrenta a seleção do Quênia, às 15h00.

Todos os jogos são realizados no horário de Brasília e alguns deles são transmitidos pelo canal no YouTube da XPlay TV, no app Deaflympics da XPLAY TV e no Markket TV (canal 692 da CLARO e 628 da SKY).


CBDS na 24ª edição da Summer Deaflympics

Em sua 7ª participação no torneio, o Brasil tem sua maior delegação da história, com 237 integrantes, sendo 199 atletas (110 homens e 89 mulheres) e 38 membros da comissão técnica.

Os atletas brasileiros disputam 17 modalidades no masculino e 14 modalidades no feminino. No masculino e feminino: Futebol, Vôlei, Handebol, Basquete, Atletismo, Badminton, Natação, Ciclismo, Mountain Bike, Tiro Esportivo, Orientação, Tênis de Mesa, Judô e Karatê. Só no masculino: Tênis, Vôlei de Praia e Taekwondo.

O Brasil está em 37° colocado no quadro geral de medalhas, com 4 bronzes, conquistados pelos atletas Rômulo Crispim e Alexandre Fernandes, do Judô, e Guilherme Maia, da Natação.

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal. Para o evento, a entidade conta com o apoio da Azul Linhas Aéreas, que está transportando toda a delegação técnica e voluntários, além do ICOM-Libras, que disponibilizou a equipe de intérpretes de Libras para a delegação brasileira.

www.cbds.org.br
facebooktwitterinstagramyoutube
CBDS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE SURDOS

Compartilhe esta postagem