Simpósio discute alto rendimento na formação de surdoatletas

Simpósio discute alto rendimento na formação de surdoatletas

Simpósio discute alto rendimento na formação de surdoatletas

Equipes do INES e da FDSERJ (Foto: Divulgação) 

Nesta semana, a Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) realizaram o 1º Simpósio de Alto Rendimento na Formação Desportiva para Surdoatletas. 

Realizado no dia 6 de julho de 2022, na sede do INES, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o evento abordou diversos temas, como saúde, direito e inclusão no esporte.

Na ocasião, os alunos do instituto, que estiveram em maio na cidade de Caxias do Sul (RS) para acompanhar a 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão, em livre tradução), puderam compartilhar suas experiências sobre o maior evento multiesportivo internacional para surdoatletas do mundo. 

O evento, realizado pela primeira vez na América Latina, reuniu mais de 4 mil surdoatletas e comissão técnica de 73 países. Em sua 7ª participação em Deaflympics, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) teve a maior delegação da história, com 237 integrantes. O Time Brasil disputou 17 modalidades e terminou a competição em 44º lugar, com 6 medalhas, todas de bronze.

“Este evento é de grande importância para nossos surdoatletas porque ele vai de encontro com a proposta da CBDS de fortalecer a base e desenvolver surdoatletas de alto rendimento, para que o Brasil possa crescer e ser cada vez mais reconhecido no desporto de surdos. Nosso agradecimento ao INES e à FDSERJ pela iniciativa e também às Loterias Caixa, que são nossos patrocinadores oficiais. Graças a eles podemos tornar realidade a Escolinha de Esportes da CBDS e tantos outros eventos importantes para o fomento do esporte para surdos no Brasil”, destaca a presidente da CBDS, Diana Kyosen. 

Clique aqui para assistir ao simpósio

O diretor-geral do INES, Paulo Bulhões, durante o simpósio (Foto: Divulgação)

Parceria entre o INES e a FDSERJ

No final do mês de junho, o INES formalizou uma parceria com a Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ). A ideia é estabelecer a colaboração na organização de eventos, ações e estratégias para os projetos esportivos locais a fim de motivar crianças e jovens surdos a serem futuros competidores em diferentes modalidades esportivas. 

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa. Para saber mais acesse o site da CBDS.

www.cbds.org.br
facebooktwitterinstagramyoutube
CBDS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE SURDOS

Compartilhe esta postagem