Brasil encerra a Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos na 5ª colocação

Brasil encerra a Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos na 5ª colocação

A Seleção Brasileira de Futsal Master, da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), fez hoje sua última partida no World Deaf Veteran +40 Futsal Cup (Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos), na Polônia, contra a Seleção do Marrocos.


O Brasil levou a melhor na disputa, realizada às 6h00 (horário de Brasília), 11h00 em Varsóvia, e venceu a Seleção Marroquina por 9 x 4. Com isso, a Seleção Brasileira terminou o evento na 5ª colocação. 


A presidente da CBDS, Diana Kyosen, comemorou a participação brasileira no evento. "Nossa seleção é a 5ª melhor do mundo. Ficamos muito felizes e parabenizo nossos surdoatletas que se esforçaram muito para alcançar essa conquista. Sabemos das dificuldades de cada um de vocês. Agradecemos pelo apoio importante da emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Aro, do apoio da Secretaria Nacional do Paradesporto e do patrocínio das Loterias Caixa, que são grandes parceiros da CBDS e valorizaram nossos surdoatletas da categoria master."


Durante a manhã deste sábado também foram realizadas as finais. A Seleção do Uzbequistão ficou em 3º lugar na competição, ao vencer a Seleção da Eslováquia por 4 x 3. Já a Seleção da Hungria ficou em 1º lugar ao vencer a Seleção da Ucrânia, 2ª colocada, por 3 x 0. 


Após as partidas, as seleções de Brasil, Eslováquia, Gana, Hungria, Marrocos, Polônia, Ucrânia e Uzbequistão participaram da Cerimônia de Encerramento.  


O técnico do Brasil, Paulo Mousinho, destacou a participação da Seleção Master no torneio. "A partida de hoje foi muito importante porque disputamos o 5º lugar e fechamos bem nossa participação na competição. Graças a Deus deu tudo certo, a equipe conseguiu mais uma vitória nesta primeira participação da Seleção Master do Brasil."


A participação da seleção da CBDS só foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Aro, por meio da Secretaria Nacional do Paradesporto e ao patrocínio das Loterias Caixa.


Destaques da partida

Dois surdoatletas brasileiros se destacaram no evento. Gilmar Dantas foi reconhecido como um dos surdoatletas mais velhos do torneio. Ele, que tem 56 anos, ficou atrás apenas de Michael Horvath, de 57 anos, que representou a Eslováquia.


Já o surdoatleta brasileiro Vitor Araújo foi eleito um dos melhores jogadores da Copa do Mundo da Polônia. Ele dividiu o prêmio com os surdoatletas Abderrahmane Tojgani (Marrocos); Khakim Akhmedov (Uzbequistão); e Oleksandr Chalenko (Ucrânia).    


Clique aqui para assistir a partida entre Brasil x Marrocos


Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos

Voltado a surdoatletas com mais de 40 anos de idade, o torneio reuniu equipes de sete países em sua primeira edição, realizada entre os dias 15 e 20 de agosto de 2022, em Varsóvia, na Polônia. 


A seletiva dos surdoatletas que formam a seleção aconteceu em junho, durante o Campeonato Brasileiro de Futsal Master 2022, evento realizado pela  CBDS.


Com 11 surdoatletas convocados, a Seleção Brasileira participou do evento, organizado pela Deaf International Football Association (DIFA).


"A participação da Seleção Master nos deixa com muito orgulho. É um momento muito especial, porque ainda neste ano tivemos a primeira competição da categoria Master, estreando no calendário esportivo da CBDS. Parabenizo a Seleção Master pela conquista do 5º lugar, que vocês possam servir de motivação para todos os nossos surdoatletas", destacou o diretor de esportes da CBDS, Igor Valério. 


A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA.


Confira o quadro final: 

1º Hungria
2º Ucrânia
3º Uzbequistão
4º Eslováquia

5º Brasil 

6º Marrocos

7º Polônia

8º Gana

Compartilhe esta postagem