Brasil estreia contra a Eslováquia na Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos na Polônia

Brasil estreia contra a Eslováquia na Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos na Polônia

Na manhã desta segunda-feira, 15 de agosto, a Seleção Brasileira de Futsal Master, da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), estreou contra a Seleção da Eslováquia, na 1ª edição da World Deaf Veteran +40 Futsal Cup (Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos), realizada na Polônia.


O Brasil perdeu a partida, realizada às 7h00 (horário de Brasília), 12h00 em Varsóvia, por 3 x 2. "O Brasil fez um jogo muito equilibrado e promete trazer resultados positivos nas próximas partidas", declarou o diretor de esportes da CBDS, Igor Valério.


Amanhã, 16 de agosto, o Brasil enfrentaria a Seleção de Gana. Mas, como eles desistiram de participar do evento, a partida não será realizada e a Seleção do Brasil conquista automaticamente os pontos. 


Já o terceiro jogo do Brasil será contra a Seleção da Hungria, na quarta-feira, 17 de agosto, às 10h00 (horário de Brasília), 15h00 na Polônia.


Na quinta-feira, 18 de agosto, acontecem as quartas de final. Já as partidas das semifinais acontecem na sexta-feira, dia 19 de agosto, enquanto a grande final será realizada no sábado, 20 de agosto.  


Sorteio das chaves

O sorteio das chaves dos dois grupos foi realizado no domingo, 14 de agosto. No Grupo A estão as seleções da Polônia, Marrocos, Uzbequistão e Ucrânia. Já no Grupo B estão as seleções do Brasil, Eslováquia, Gana e Hungria.   

 


Para o técnico do Brasil, Paulo Mousinho, dirigir a seleção da CBDS na 1ª Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos é uma honra e um grande desafio. "Esse evento é muito importante porque valoriza o esporte Master na categoria de surdos e os surdoatletas brasileiros estão muito felizes pela oportunidade de participar deste momento", destaca Mousinho.


Aos 32 anos de idade, o treinador atua há mais de 7 anos com equipes de Futsal, e acumula experiência com Futebol, Futebol de 7 e Beach Soccer. Atualmente, Mousinho também treina a Seleção Sub-21 de Futsal de Surdos da CBDS, e atua como técnico da Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ), da Associação de Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ) e do Vasco Beach Soccer. 


Em sua carreira, Paulo Mousinho conquistou diversos títulos importantes, entre eles, 3 Copas do Brasil de Futsal; 5 Cariocas; 1 Brasileiro de Futsal; 1 Carioca pelo Vasco; e 1 Taça Rio.


"A participação do Brasil nesse evento representa muito porque a equipe está fazendo um trabalho duro e agradecemos o empenho da presidente Diana e da diretoria da CBDS, que vem dando todo o apoio para que a gente possa fazer o melhor. Agradeço também as Loterias Caixa pelo patrocínio e ao deputado federal Marcelo Aro, que foi importante para garantir os recursos necessários para a equipe participar do evento", complementa Mousinho. 


Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos

Voltado a surdoatletas com mais de 40 anos de idade, o torneio reúne equipes de oito países em sua primeira edição, realizada entre os dias 15 e 20 de agosto. 


A participação da seleção da CBDS só foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Aro, através da Secretaria Nacional do Paradesporto e ao patrocínio das Loterias Caixa.


“Estamos muito felizes com a confirmação da participação do Brasil neste torneio internacional, pois poderemos mostrar a força dos nossos atletas veteranos”, destaca a presidente da CBDS, Diana Kyosen.


A seletiva dos surdoatletas que formam a seleção aconteceu em junho, durante o Campeonato Brasileiro de Futsal Master 2022, evento realizado pela  CBDS.


Seleção Brasileira de Futsal Master de Surdos

Com 11 surdoatletas convocados, a equipe participa do evento, organizado pela Deaf International Football Association (DIFA), entre os dias 15 e 20 de agosto de 2022.


"A estreia da Seleção Master nos deixa com muito orgulho. É um momento muito especial, porque ainda neste ano tivemos a primeira competição categoria Master, estreando no calendário esportivo da CBDS. Os surdoatletas veteranos estão ficando cada vez mais distantes do esporte por falta de oportunidades e agora estamos comemorando a participação da nossa seleção em um torneio internacional. Todos nossos surdoatletas estão empolgados e ansiosos para manter o esporte em suas rotinas, já que agora têm objetivo e igualdade de oportunidades. Parabenizo a Seleção Master pela estréia de hoje. Vocês são inspiração para todos os nossos veteranos", completou Igor Valério. 


A cerimônia de abertura do evento foi realizada às 11h00 (horário de Brasília), 16h00 na Polônia. Já a Cerimônia de Encerramento da Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos será realizada no Complexo Esportivo CRS Bielany, no sábado, 20 de agosto,  às 13h00 (horário de Brasília), 18h00 na Polônia.


Todas as partidas serão transmitidas ao vivo no YouTube 


A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA.


Escalação da seleção (surdoatletas e comissão técnica)

1. Vitor L. Araújo - Surdoatleta (FDSERJ/RJ)

2. Renato Sposito - Surdoatleta (FGDS/GO)

3. Paulo Alexandre Marchiori - Surdoatleta (FMDS/MG) 

4. Leonardo S. Ribeiro - Surdoatleta (FGDS/GO)

5. Luiz Claudio S. Padrão - Surdoatleta (FMDS/MG)

6. Gilmar S. Dantas - Surdoatleta (FDSERJ/RJ)

7. Hiram C. Moura - Surdoatleta (FGDS/GO)

8. Bruno F. L. Silva - Surdoatleta (FDSERJ/RJ)

9. Dasio R. Castro - Surdoatleta (FGDS/GO)

10. Andrico M. Xavier - Surdoatleta (FDSERJ/RJ)

11. Andre S. Menezes - Surdoatleta (FDSERJ/RJ)

12. Fabio Goes - Auxiliar Técnico

13. Paulo César Mousinho - Técnico

14. Conrado D. Marotta - Delegado 15. Carlos Henrique G. Costa - Representante CBDS


Compartilhe esta postagem