Minas Gerais e do Rio de Janeiro são as grandes campeãs do Brasileiro de Futsal 2022

Minas Gerais e do Rio de Janeiro são as grandes campeãs do Brasileiro de Futsal 2022

No fim de semana, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) promoveu o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Futsal 2022, em Vitória (ES), que teve as federações de Minas Gerais (feminino) e Rio de Janeiro (masculino), como as grandes campeãs.


No feminino, a vice-campeã foi a federação do Rio de Janeiro e o terceiro lugar ficou com a federação do Espírito Santo. Já no masculino, a federação Mineira foi a vice-campeã, enquanto o terceiro lugar ficou com a federação de Goiás.


Ao todo, 15 equipes de todo o Brasil participaram do evento, sendo 6 na categoria feminino e 9 na categoria masculino, representando as federações de Brasília (FBDS/DF); do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ); do Espírito Santo (FDSES/ES); do Rio Grande do Sul (FDSRS/RS); de Minas Gerais (FMDS/MG); de Goiás (FGDS/GO); do Paraná (FDSP/PR); de São Paulo (FDSESP/SP); do Ceará (FDSC/CE); e de Santa Catarina (FDSESC/SC).


"Estamos felizes por mais um evento realizado com sucesso e agradecemos aos surdoatletas e comissão técnica de todas as equipes que participaram, aos voluntários, aos representantes da FDSES, da UFES, da Prefeitura de Vitória e do Governo do Estado do Espírito Santo", destaca a presidente da CBDS, Diana Kyosen. 


As partidas foram realizadas no sábado, dia 29 de outubro, das 8h às 19h, nos ginásios Tancredão e SESPORT (Paulo Pimenta. No domingo, dia 30 de outubro, o ginásio Tancredão recebeu as finais e a cerimônia de premiação. O evento contou ainda com a presença dos técnicos das seleções, feminina e masculina, com o objetivo de iniciar a seleção de surdoatletas que irão participar do 5º Campeonato Mundial de Futsal de Surdos, que será realizado em novembro de 2023, na cidade de São José dos Campos (SP).   


Realizado pela CBDS o campeonato foi organizado pela Federação Desportiva dos Surdos do Espírito Santo (FDSES/ES), e contou com patrocínio das Loterias Caixa, além do apoio da Prefeitura de Vitória, do Governo do Estado do Espírito Santo e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).


Resultados e destaques 

No feminino, duas surdoatletas da FMDS/MG foram os destaques do campeonato. Além de artilheira, a camisa 7, Murielly Andreza da Silva Fernandes foi eleita a melhor jogadora do campeonato. Já a surdoatleta Erika Vasconcelos Pimenta, camisa 21, foi eleita a melhor goleira.



No masculino, os destaques ficaram com três surdoatletas da FDSERJ/RJ. São eles Leonardo da Cruz, camisa 11, artilheiro do campeonato. Já o camisa 7, Daniel Lucas Almeida de Souza, foi eleito o melhor jogador, enquanto o destaque de melhor goleiro ficou com o camisa 12, Denis Maia da Silva.


Resultados do feminino:

1º lugar: Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG)

2º lugar: Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio De Janeiro (FDSERJ/RJ)

3º lugar: Federação Desportiva dos Surdos do Espírito Santo (FDSES/ES)


Resultados do masculino:

1º lugar: Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ)

2º lugar: Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG)

3º lugar: Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS/GO)

Homenagem às surdoatletas 

Em setembro, a seleção masculina brasileira foi a grande campeã do 2º Campeonato Pan-americano de Futsal de Surdos 2022, evento internacional realizado pelo Pan American Sports for the Deaf (PANAMDES) e organizado pela CBDS e pela Federação de Desportos dos Surdos do Ceará (FDSC).


No entanto, a seleção feminina não participou do evento por falta de adversárias, já que outros países não têm seleção. Por isso, Diana Kyosen aproveitou o campeonato em Vitória para entregar as camisas feitas para o Pan-americano às surdoatletas, como uma lembrança e um incentivo, para que elas sigam firmes em seus treinos.



Com a vitória no evento, que reuniu quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Trinidad e Tobago, a seleção brasileira garantiu vaga para o Mundial de Futsal, que será realizado em 2023.


A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA.

Compartilhe esta postagem