CBDS reúne gestores para seminário sobre desporto de surdos em SP

CBDS reúne gestores para seminário sobre desporto de surdos em SP

No fim de semana, a capital paulista recebeu lideranças do desporto de surdos no Brasil e no mundo, que participaram do 'Seminário de Gestores Esportivos Surdos e Acessibilidade do Estado de São Paulo'. 


O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), contou com patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esportes, das Loterias CAIXA e do Governo Federal, além de parceria do ICOM-Libras e apoio do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD).


Evento reuniu especialistas e lideranças no desporto de surdos em São Paulo (Foto: Divulgação | CBDS)


O seminário, realizado nos dias 19 e 20 de novembro, em um hotel na zona Sul de São Paulo (SP), reuniu especialistas surdos e ouvintes que discutiram sobre a importância do desporto de surdos. 


Entre os participantes, destaque para a presidente da CBDS, Diana Kyosen, que fez a abertura oficial do seminário, ocasião em que falou da importância da valorização do desporto de surdos no Brasil. 


Evento foi realizado em um hotel, na cidade de São Paulo (Foto: Divulgação | CBDS)



"Estamos muito felizes por poder realizar esse evento incrível e contar com a presença de diversas associações e federações de todo o país, realizando trocas com a proposta de empoderar a comunidade surda e disseminar a ideia de ampliação do desporto de surdos e a acessibilidade. Agradeço a todos os participantes e, em especial, aos nossos patrocinadores Loterias CAIXA, Governo Federal e Governo do Estado de São Paulo, que estão sempre buscando incentivar e apoiar o esporte", destacou a presidente da CBDS.


Quem também participou do seminário foi o presidente da Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES), Pedro Bonnassiolle, do Chile, que fez uma apresentação sobre o modelo de competição internacional e destacou a importância do evento.


"Quero parabenizar a CBDS por organizar este seminário, que é de suma importância pois permite muitas trocas entre associações e federações. Além disso, agradeço aos parceiros e patrocinadores por garantir esse importante suporte à CBDS. É um evento que me impacta bastante em relação ao valor que ele tem, pensando em como ele dissemina o esporte para surdos", declarou Bonnassiolle.


O presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), Adam Kosa, da Hungria, também fez uma participação. Ele enviou um vídeo com uma mensagem agradecendo o convite e explicando que, devido a outros compromissos, não pôde vir ao Brasil para o evento. 


No sábado, entre as apresentações, destaque para o diretor de esportes da CBDS, Igor Valério, que falou sobre o movimento do surdodesporto. Na sequência, a surdoatleta e ex-jogadora profissional do Palmeiras, Stefany Krebs, detalhou os desafio de uma surdoatleta profissional no alto rendimento.


Outro destaque foi para a apresentação do professor Ciro Winckler de Oliveira, da Unifesp, que falou sobre a importância e o desenvolvimento do paradesporto. 


O coordenador das escolinhas de esportes da CBDS e conselheiro de gestão da SEDPcD-SP, Paulo Vieira, fez uma apresentação sobre a importância da articulação política e da acessibilidade para pessoas surdas, enquanto o presidente da Federação Desportiva dos Surdos do Estado de São Paulo (FDSESP), Alexandre Góes, falou sobre o papel de uma federação desportiva de surdos no estado.  


O secretário de estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, Charles Hebert também participou e, em sua apresentação, falou sobre a importância do esporte e paradesporto.  


No domingo, as apresentações foram abertas pelo presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), Antônio Abreu, que destacou as histórias e lutas da comunidade surda. Ele também apresentou a história do surdodesporto como a 1ª edição das Olimpíadas de Surdos, realizada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1957. 


Na sequência, o ex-presidente do ICSD e ex-surdoatleta, Gustavo Perazzolo, compartilhou sua experiência como líder surdo em um órgão internacional, enquanto a coordenadora de eventos internacionais da CBDS, Ana Lúcia Lázaro encerrou as apresentações destacando a importância e o papel do comitê organizador em eventos.


"Parabenizo a CBDS pela realização desse seminário maravilhoso, com muitas trocas, empatia e empoderamento. Desejo sucesso a todos os organizadores e aos patrocinadores e apoiadores. Espero que essa parceria perdure", destacou Gustavo Perazzolo. 


O evento contou com acessibilidade em Libras e teve, inclusive, intérprete de língua de sinais internacional, uma vez que houve a participação de um convidado estrangeiro. Tudo isso graças à verba de patrocínio recebida, que garantiu o custeio de todo o evento, passagens e hospedagens para os participantes.


A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio do Governo Federal e das Loterias CAIXA.

Compartilhe esta postagem