Presidente da CBDS recebe o prêmio Brasil Mais Inclusão 2022

Presidente da CBDS recebe o prêmio Brasil Mais Inclusão 2022

Nesta quarta-feira, 30 de novembro, a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, recebeu o prêmio Brasil Mais Inclusão 2022, em solenidade realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). 


Indicada ao prêmio pelo deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB/MG), a CBDS concorreu na categoria Mérito João Ribas. O prêmio é concedido anualmente a empresas públicas ou privadas, entes federados (União, estados e municípios) e personalidades que tenham realizado trabalhos ou ações que mereçam especial destaque na inclusão de pessoas com deficiência.


Durante seu discurso, ao receber o prêmio, Diana fez questão de agradecer ao deputado Eduardo Barbosa pela indicação da CBDS e ressaltou algumas conquistas da entidade, que completou 38 anos, no último dia 17 de novembro. 


Diana Kyosen com Odair Cunha e Eduardo Barbosa (Foto: Divulgação | CBDS)

“Me sinto muito honrada por representar a CBDS neste ato tão importante, porque esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. Agradeço ao deputado federal Eduardo Barbosa pela indicação e também a todos que votaram na CBDS para receber esse prêmio, que é tão importante para nossa instituição, porque ele representa o reconhecimento do trabalho incansável que a CBDS vem realizando ao longo desses 38 anos de existência, promovendo o desenvolvimento das pessoas surdas por meio do esporte”, agradeceu Diana.

Ela também falou de algumas conquistas, como a realização da da 24ª Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Versão), no mês de maio, deste ano. "O Brasil sediou uma edição histórica realizada na cidade de Caxias do Sul e foi o primeiro país da América do Sul a sediar o evento para atletas surdos, que reuniu mais de 4 mil atletas de 73 países e que teve a maior delegação brasileira da história, com 237 integrantes, sendo 199 atletas de 17 modalidades no masculino e 14 no feminino", completou.

Diana lembrou ainda que, neste evento, o Brasil bateu o recorde de medalhas, com seis bronzes, o que colocou o Brasil na 44ª posição no quadro geral de medalhas do evento. 

"Nosso projeto é continuar evoluindo no esporte de surdos, uma vez que o Brasil tem reconhecimento internacional por ser uma grande potência no esporte. Um prêmio como este reforça todo o trabalho que estamos realizando e agradeço, em nome de todos os surdos brasileiros, pelo reconhecimento", destacou Diana.


O prêmio Brasil Mais Inclusão é uma homenagem anual da Câmara dos Deputados em reconhecimento ao trabalho de instituições e personalidades que atuam em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou que sejam exemplos de superação.


"Como presidente da CBDS me sinto honrada em receber este prêmio. Hoje, represento mais de 10 milhões de pessoas que têm alguma deficiência auditiva ou que são surdas, parcela significativa de cidadãos que precisam ser cada vez mais reconhecida. Lutamos em prol do esporte de surdos, do acesso mais justo às políticas públicas do esporte e ao reconhecimento aos surdoatletas de todo o Brasil, que nos representam em diversas competições, carregando a bandeira do Brasil em seu peito", completou a presidente da CBDS.


Em seu discurso, o deputado Eduardo Barbosa destacou a importância do trabalho de Diana em prol do desporto de surdos no Brasil. "Eu acompanho a Diana e seu esposo, que também é surdo, há muitos anos. O trabalho que eles desenvolvem junto à CBDS garantiram uma mudança no esporte de surdos do Brasil. Então essa homenagem é justa e, mais do que isso, um estímulo pra vocês continuarem. Parabéns."


Confira os agraciados pelo prêmio: 



CBDS: 38 anos em prol do desporto de surdos no Brasil  

Reconhecida como entidade máxima do desporto surdos no Brasil, a CBDS completou 38 anos de existência no último dia 17 de novembro. 


Fundada oficialmente em 1984, a história da CBDS começa bem antes dessa data, mais precisamente, na década de 1950, com o intenso movimento de criação de associações de surdos. 


Com mais de 5 mil atletas filiados, a CBDS é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida por promover a inclusão social das pessoas surdas por meio do esporte. 


Atualmente, a CBDS conta com 120 entidades filiadas, além de ser filiada ao Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), à Organização Esportiva Pan-Americana para Surdos (PANAMDES) e à Confederação Sul-Americana de Esportes de Surdos (CONSUDES).


A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio do Governo Federal e das Loterias CAIXA.

Compartilhe esta postagem