Federação do RJ é a grande campeã do Brasileiro de Futsal

Federação do RJ é a grande campeã do Brasileiro de Futsal

No fim de semana, aconteceu o Campeonato Brasileiro de Futsal 2023, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), na cidade de Santa Cruz do Sul (RS).


O evento teve a Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ) como grande campeã. Isso porque os times do Rio de Janeiro conquistaram o 1º lugar tanto na categoria masculino quanto na categoria master 40+.


Em ambas as categorias, a equipe da Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS/GO) ficou com o 2º lugar. Na categoria masculino, a Federação Desportiva de Surdos do Estado de São Paulo (FDSESP/SP) ficou em 3º lugar, enquanto na categoria master, o 3º lugar ficou com a equipe da Federação Desportiva de Surdos do Estado de Santa Catarina (FDSESC/SC).  


O evento, realizado nos dias 21 e 22 de abril de 2023, foi organizado pela . Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul (FDSRS/RS), pela Associação dos Surdos de Santa Cruz do Sul e pelo time Santa Cruz Futsal, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Esporte. 


Segundo a presidente da CBDS, Diana Kyosen, o campeonato foi um sucesso. "Agradeço a todas as federações que participaram e também à prefeitura de Santa Cruz do Sul pelo apoio e pela excelente estrutura."


Diana destacou ainda o apoio do 7º Batalhão de Infantaria Blindado que disponibilizou o alojamento para os participantes do evento. "Esse apoio foi determinante para a cidade sediar o evento, porque muitos dos surdoatletas não têm apoio financeiro, nem bolsa atleta. A cidade de Santa Cruz do Sul demonstrou seu respeito e valorização ao desporto de surdos.”


Mais de 200 surdoatletas, de 13 equipes vindas de 8 estados brasileiros, participaram do evento, sendo que 8 delas disputaram pela categoria masculino e 5 na categoria master masculino 40+. Os jogos foram realizados nos ginásios Arno João Frantz (Arnão) e Jaime Fernandes de Siqueira (antigo Ginásio do CIE). 


No mês de setembro, a CBDS realizará a Copa Brasil de Futsal 2023, em Uberlândia (MG). Em novembro, o Brasil vai sediar a 5ª edição do Campeonato Mundial de Futsal de Surdos 2023, que será realizado na cidade de São José dos Campos (SP), e reunirá seleções de todo o mundo. Já em junho de 2024, o Brasil será sede da 2ª edição da Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos +40 da Associação Internacional de Futebol para Surdos (DIFA). 


Resultados e destaques 

O artilheiro na categoria masculino, foi o surdoatleta Alan de Oliveira Santos, da FDSESP/SP, com 11 gols. Já o prêmio de melhor jogador ficou com Daniel Lucas Almeida de Souza, da FDSERJ/RJ e o prêmio de melhor goleiro com Douglas Daniel Costa Campos, da FGDS/GO.


Na categoria master, a artilharia ficou com Alex Januzzi Monteiro, da FDSERJ/RJ, com 10 gols. O prêmio de melhor jogador ficou com Rafael Bruno Teixeira Marques, também da FDSERJ/RJ, e o de melhor goleiro com Lindio Osmar Raiser, da FDSESC/SC. 


Confira a classificação final

Categoria masculino:

1º lugar - Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ)   

2º lugar - Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS/GO)  

3º lugar - Federação Desportiva de Surdos do Estado de São Paulo (FDSESP/SP)

4º lugar - Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG)

5º lugar - Federação Desportiva de Surdos de Mato Grosso (FDSMT/MT)  

6º lugar - Associação dos Surdos de Manaus (ASMAN/AM)  

7º lugar - Federação Desportiva de Surdos do Estado de Santa Catarina (FDSESC/SC)  

8º lugar - Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul (FDSRS/RS)   

Categoria master 40+:

1º lugar - Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ)   

2º lugar - Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS/GO)  

3º lugar - Federação Desportiva de Surdos do Estado de Santa Catarina (FDSESC/SC)  

4º lugar - Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG) 5º lugar - Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul (FDSRS/RS)   

Compartilhe esta postagem