Beach Soccer

O que é?

O futebol de areia também pode ser chamado de beach soccer ou de futebol de praia. Essa modalidade se originou na década de 1930, em Copacabana (RJ), como atividade de lazer e de entretenimento, sendo praticada nas orlas das praias. Assim, o jogo foi crescendo e popularizando-se na cidade e também fora dela, fundamentando-se em ações de passe, domínio, condução de bola, drible e chute ao gol.

Regras básicas

No beach soccer as regras são bem semelhantes ao futebol de campo com alguns detalhes. Jogam 5 atletas em cada lado; 4 na linha e 1 no gol, e o número de substituições é ilimitado, com alterações permitidas durante todo o jogo. Na partida também não há empate. Caso a disputa termine com o placar igual no tempo normal, a definição vai para a prorrogação. Se ainda assim o empate persistir, o jogo vai para os pênaltis; com três cobranças para cada equipe, e em caso de novo empate, chutes alternados.

Fundamentos

O objetivo do jogo de futebol de areia é marcar mais gols que o adversário ao final da partida. Assim, os jogadores devem buscar organizações estratégicas para pontuar finalizando a bola na meta adversária.

Jogadores


Competições de Beach Soccer


Departamento de Beach Soccer da CBDS

Em breve


Seleção Brasileira de Beach Soccer

Em breve