Futebol

O que é?

O futebol moderno surgiu apenas no século XIX, mas sabe-se que milhares de anos atrás já eram praticados pela humanidade esportes com características semelhantes. O vestígio de prática similar ao futebol mais antigo do qual se tem conhecimento remonta à China de 3000 a.C.

Alguns séculos depois, ainda na Inglaterra, surgiria o futebol moderno. Isso ocorreu a partir da junção de clubes que não aceitavam determinadas regras da prática do rugby e decidiram unir-se para criar outro esporte, no qual não se conduzisse a bola com as mãos. As regras deste novo esporte, o futebol, foram estabelecidas em 1846 pela Universidade de Cambridge.

O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. Por conta disso, Charles Miller é atualmente considerado o pai do esporte no Brasil.

Regras básicas

As partidas são disputadas entre duas equipes compostas por 11 jogadores cada uma.

O objetivo do jogo é fazer com que a bola entre na meta defendida pelo adversário, popularmente conhecida como gol, porém sem utilizar as mãos, antebraços e braços.

Será vencedora a equipe que tiver o maior número de gols a seu favor no placar.

Os times devem ter no mínimo 7 jogadores para que a partida ocorra sem nenhum problema, por isso, se mais de 4 jogadores de uma mesma equipe forem expulsos, o jogo é terminado e o placar final mantido.

Para realizar substituições é preciso que as comissões técnicas dos dois times entreguem ao juiz, antes do início da partida, uma lista com os substitutos, ou seja, aqueles jogadores que poderão entrar em uma das três substituições do time.

Os jogadores não podem entrar em campo com nenhum objeto que apresente riscos a eles e aos seus companheiros e adversários, como joias ou acessórios.

A partida tem a duração de 90 minutos (dois tempos de 45).

Ao decorrer dos 90 minutos de jogo, mais os acréscimos estipulados pelo árbitro.

Fundamentos

No futebol, todos os jogadores devem defender e atacar por mais que existam posições definidas.

  • Controle/domínio: Esse fundamento consiste basicamente em controlar e dominar a bola, geralmente após receber um passe.
  • Passe: Esse passe pode ser realizado a curta, média ou a longa distância, pelo chão ou pelo alto e, dependendo da circunstância da jogada, pode ser realizado com qualquer parte do corpo, com exceção das mãos, dos antebraços e dos braços.
  • Condução de bola: Neste caso, a condução é o ato de se movimentar pela quadra em diversas direções, com a bola, tendo-a sob total domínio.
  • Chute: É o fundamento que corresponde ao ato de bater na bola com os pés, seja para tirá-la de perto da sua meta ou para tentar acertar a meta adversária e marcar um gol.

Jogadores


Competições de Futebol


Departamento de Futebol da CBDS

Em breve


Seleção Brasileira de Futebol

Em breve