Karatê

O que é?

A história da origem do caratê é muito curiosa. Por volta do século XV, na ilha japonesa de Okinawa, foi proibido o porte de qualquer tipo de arma. Sem outra opção, as pessoas passaram a praticar formas de autodefesa sem armas. A esse novo método de autodefesa foi dado o nome de Okinawa-te. É uma arte marcial que ensina golpes para a autodefesa sem armas de qualquer espécie.

Regras básicas

Os pontos por golpe são:

- Yuko: são os socos que atingem o tronco ou rosto do oponente e equivalem a 1 ponto;

- Waza-ari: é o chute que atinge o tronco de seu oponente e equivale a 2 pontos;

- Ippon: o chute que atinge a cabeça do oponente ou qualquer tipo de soco que acerte o oponente após uma rasteira ou outro golpe que o derrube. Esses golpes equivalem a 3 pontos.

Fundamentos

Para ser aceito como um esporte, para a prática do caratê foram estabelecidas regras para se evitar ferimentos e lesões graves. Dessa forma ficou mais dinâmico, exigindo maior técnica, velocidade, controle e estratégia.

O método de combate dessa arte marcial baseia-se em posições iniciais de equilíbrio, que dão origem aos golpes, que podem ser socos ou chutes no adversário. A respiração deve ser controlada e é comum, no momento do golpe, que o carateca solte uns gritos especiais.

Jogadores


Competições de Karatê


Departamento de Karatê da CBDS

Em breve


Seleção Brasileira de Karatê

Em breve