Mountain Bike

O que é?

Assim como o BMX, o mountain bike surgiu da curiosidade por aventura dos norte-americanos da década de 1970. Foi no estado da Califórnia que ciclistas que buscavam uma experiência diferente do asfalto das estradas resolveram enfrentar trilhas e terrenos acidentados com suas bicicletas.

Um grupo de San Francisco ajudou bastante na divulgação da modalidade ao realizar um dos primeiros campeonatos de mountain bike. A prova, disputada entre os anos de 1976 e 1979, ocorreu nas proximidades da famosa ponte Golden Gate e acabou atraindo bastante interesse para a nova vertente do ciclismo.

No Brasil, o mountain bike chegou com força no final dos anos 1980, e em 1988 aconteceu o 1º Mountain Bike Cup na Fazenda Hotel Jatahy. O evento foi na cidade de Paraíba do Sul, no RJ, organizado pelo piloto carioca Marcos Ripper.

Regras básicas

O primeiro ciclista a completar todas as voltas e cruzar a linha de chegada vence a corrida. Uma prova de mountain bike nas Olimpíadas dura entre 1h30 e 1h45. A pista deve ter entre 4km e 6km, e o percurso não deve ter mais de 15% de parte plana, com subidas e descidas em terrenos irregulares.

Fundamentos

Fazer todo o percurso com o menor tempo possível, evitando assim quedas, tendo sempre reflexos nos obstáculos da pista.

Jogadores


Competições de Mountain Bike


Departamento de Mountain Bike da CBDS

Em breve


Seleção Brasileira de Mountain Bike

Em breve