O Deaflympics, Surdolimpíadas em tradução livre, é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo ICSD – Comitê Internacional de Desportos de Surdos.

Inicialmente, eram chamados de “Jogos Internacionais Silenciosos” no período de 1924 a 1965. De 1966 a 1999 tiveram outra nomenclatura, “Jogos Mundiais Silenciosos”. Desde 2000, adota-se o nome Surdolimpíadas.

A 1ª Surdolimpíadas de Verão foi realizada em 1924, em Paris (França). Nesta época, havia 145 atletas de nove países europeus que participam nas 7 modalidades: atletismo, ciclismo, saltos ornamentais, futebol, tiro, natação e tênis. Já a 1a Surdolimpíadas de Inverno foi realizado em Seefeld (Áustria), em 1949, com 33 atletas de cinco países.

O número de participantes nas Surdolimpíadas de Verão e de Inverno vem aumentado rapidamente, nas últimas edições. Em 2013, 2.711 surdoatletas de 83 países participaram do 22o Summer Deaflympics (Verão), em Sofia, na Bulgária. E, em 2015, 336 surdoatletas de 27 países participaram do 17o Winter Deaflympics (Inverno) em Khanty-Mansiysk, na Rússia.

O IOC – Comitê Olímpico Internacional reconhece o ICSD desde 1955, como entidade máxima desportiva internacional para surdos. A nível internacional, o IOC confirma que o ICSD detém um status independente por não fazer parte do IPC – Comitê Paralímpico Internacional. Esta independência foi procurada e aceita por todas as partes envolvidas (IOC, IPC e ICSD), no início de 1996, tendo em conta a natureza específica da deficiência auditiva.

Portanto, observa-se que o IPC e o ICSD são organizações independentes, reconhecidas pelo IOC. Um Memorando de Entendimento (MoU) entre o IOC e o ICSD foi assinado em 08 de março de 2016, em Lausanne, Suiça (Fonte: https://goo.gl/zUSHcL).

O referido MoU tem como objetivo principal fortalecer as relações com organizações de gestão desportiva para pessoas surdas, com vista à exploração de sinergias em todas possíveis áreas, incluindo assistência técnica, ações de comunicação e promoção de eventos.

Link oficial do Deaflympics: www.deaflympics.com


Filiada
Patrocinador
Apoio