A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos – CBDS é a entidade máxima do desporto surdo no Brasil. É filiada a International Committee of Sports for the Deaf (ICSD), ao PanAmerican Deaf Sports Organization (PANAMDES) e a Confederación Sudamericana Deportiva de Sordos (CONSUDES).

Ao longo de mais de 36 anos de existência contamos com 5.000 (cinco mil) atletas, milhares de profissionais que atuam nas comissões técnicas e 120 entidades filiadas que formam a nossa rede com atuação em todo o país com crescimento exponencial e atuamos fortemente na inclusão social das pessoas surdas por meio do esporte.

Somos uma entidade de fins não econômicos e não lucrativos, de caráter desportivo, fundada em 17 de novembro de 1984, constituída pelas Federações, Associações e outras análogas de administração de esportes, todas com direitos iguais, que, no território brasileiro, administrem de fato e de direito os esportes praticados entre surdos” (Artigo 1o), sendo a única instituição de direção nacional reconhecida como dirigente exclusiva, regida pela legislação em vigor e por seu Estatuto.

A surdez em si não implica em restrições à prática de atividade física e não existem esportes mais ou menos adequados para surdos. Entretanto, as limitações linguísticas e comunicacionais podem dificultar a compreensão e o relacionamento, interferindo na aprendizagem e no comportamento do indivíduo. A prática esportiva é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Através do esporte, surdos podem demonstrar sua capacidade à sociedade, fortalecer sua autoestima, entre outros inúmeros benefícios, contribuindo com a inclusão social. Vimos que os benefícios encontrados no esporte são imensuráveis para uma população que necessita testar e descobrir possibilidades, acreditar nas suas potencialidades físicas, superar as dificuldades e preconceitos devido às suas limitações sensoriais, para perceber- se como ser físico e cognitivo.

O esporte desenvolve aspectos psicossociais, pois as práticas competitivas possibilitam uma autoavaliação conduzindo o homem a sentimentos de valor, força, prestígio, poder, capacidade, utilidade e autoconfiança. Favorece a adaptação sociocultural do homem, que muitas vezes é excluído por não fazer parte do protótipo irreal de perfeição.

No Brasil existem quase 10,7 milhões de deficientes auditivos, segundo CENSO 2019 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .

Ser surdoatleta é uma atividade que exige talento, dedicação e muito treino. Muitos surdos encontram no esporte uma forma de melhorar sua condição de vida e conseguir reconhecimento da sociedade. Entretanto, a falta de apoios, dificuldades em acessar as políticas públicas e locais para treinos, além da ausência de materiais esportivos, despesas com alojamento e alimentação são nossas maiores dificuldades, enfim, nossa limitação financeira é a maior barreira.

Além das competições, essa Confederação participa, apoia e promove atividades socioeducativas com objetivo de orientar surdoatletas, familiares e profissionais, descobrir talentos, fortalecer as entidades locais e ampliar a prática regular e saudável de atividades físicas entre surdos. A CBDS tem se empenhado para garantir aos surdoatletas de todo Brasil as melhores condições para o desenvolvimento das atividades esportivas como treinamentos e participação nas competições, gerando benefícios em maior número de surdos de todas as classes sociais, contribuindo com a dignidade e inclusão social desses cidadãos e um País mais justo.

Outra importante atribuição da CBDS é a organização das delegações que participam de eventos esportivos internacionais específicos para atletas com deficiência auditiva, representando o Brasil. Assim, esteve presente em vários campeonatos internacionais de surdos com resultados satisfatórios e, sediou os eventos internacionais no Brasil: os Jogos Pan- Americanos de Surdos em junho de 2012, os Jogos Sul-Americanos de Surdos em novembro de 2014, o Campeonato Mundial de Handebol de Surdos em julho de 2018, o VII Torneio Sul-Americano Interclube de Futsal de Surdos em novembro de 2018 e o Campeonato Mundial de Natação de Surdos em agosto de 2019.

Possuímos o know how e a expertise necessária na condução de convênios e termos de parceria com os Órgãos Públicos e Privados para fins de participação em competições internacionais e/ou de organização e realização dos eventos nacionais e internacionais e capacidade técnica e operacional para desenvolver eventos nacionais e internacionais desportivos de surdos.

Houve participação de surdoatletas brasileiros em 07 (sete) edições do Summer Deaflympics e em várias outras competições internacionais, a nível sul-americano, pan-americano e mundiais, de modalidades esportivas. Temos em nosso portfólio a realização e organização de milhares de eventos para surdoatletas em todo o território nacional.


Filiada
Patrocinador
Apoio