Tênis

O que é?

Por volta do século V, presentes tanto no Egito, quanto nos países europeus, o que era praticado era o tênis de campo - bem diferente do que conhecemos agora. Não haviam raquetes e as bolas eram rebatidas com as mãos.

No século XII, porém, o esporte continuava a ser jogado com as mãos, mas o formato já era mais similar ao atual. Chamado pelos franceses de “jeu de paume” (jogo da palma), os monges o disputavam em ambientes fechados, que foram os primeiros registros do surgimento do tênis de quadra.

Porém, considera-se que quem criou o tênis foi Walter Wingfield, um inglês que chamava o esporte de sphairistike. Ele é conhecido por ter escrito as regras oficiais desse esporte ainda em 1873.

No século XIX, a história do tênis chegou ao Brasil com a colonização.

Ingleses e franceses trouxeram a tradição do esporte para a colônia portuguesa, espalhando a prática do esporte pelo Rio de Janeiro e São Paulo. A partir desses dois grandes centros, as regras do tênis se espalharam pelo Brasil.

Regras básicas

Seguindo as regras do tênis atuais, o objetivo continua sendo fazer com que a bola toque a quadra do adversário, respeitando os limites das linhas de marcação, depois de cruzar por cima da rede, sem ser rebatida.

O tênis é um jogo de múltiplas contagens parciais, como pontos, games, sets e partidas.

Cada lance pode ser rebatido ainda no ar ou após um quique da bola na quadra.

O primeiro movimento do jogo é o saque, que deve ser feito do fundo da quadra e enviando a bola para o outro lado da rede, na diagonal.

Assim, dá-se início a um game, que atende à seguinte pontuação: 15 pontos, 30 pontos, 40 pontos e game.

Quando os dois jogadores chegam aos 40 pontos, temos um 40-40 (deuce), e a vitória no game só acontece depois que um deles abrir duas jogadas vitoriosas (a primeira é chamada de vantagem e a segunda confirma o game, exceto no jogo de duplas, em que a vantagem não existe).

Se um jogador estiver com a vantagem para fechar o game, mas perder a próxima jogada, o placar retorna ao 40-40, até que um deles confirme a vantagem e o ponto do game.

A duração da partida pode ser de 3 sets ou 5 sets

Fundamentos

O tênis pode ser disputado em três tipos de quadra:

  • Quadras de saibro: piso é feito de uma mistura de terra batida com pó de telha
  • Quadra rápida: com piso sintético, de cimento, carpete ou asfalto
  • Quadra de grama.

De acordo com as regras do tênis, ele pode também ser disputado em jogos individuais (tanto masculinos quanto femininos) ou em duplas (sejam elas femininas, masculinas ou mistas).

Jogadores


Competições de Tênis

Sem competição no momento

Não teve competições anteriores


Departamento de Tênis da CBDS

Em breve


Seleção Brasileira de Tênis

Em breve