Tênis de Mesa

O que é?

Essa modalidade esportiva surgiu na Inglaterra, no século XIX, com o nome de pingue-pongue (em razão do som que a bola produzia quando estava em contato com a raquete e a mesa). Foi criada por estudantes universitários como um jogo recreativo, em que os materiais do dia a dia substituíam os equipamentos usados nos dias atuais. Livros ocupavam o lugar da rede, dividindo a mesa; caixas de madeira eram usadas como raquetes, e não havia pontuação estabelecida.

Somente após a Segunda Guerra, fundou-se uma associação responsável por estabelecer regras, oficializar a prática e incentivar a produção e a venda de equipamentos apropriados a esse esporte.

Ao Brasil, esse esporte chegou na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. Em 1912, foi disputado o primeiro campeonato, na cidade de São Paulo.

Regras básicas

Tênis de Mesa e Pingue-Pongue têm regras semelhantes, sendo que o primeiro se constitui em algo organizado e mais competitivo, enquanto o segundo é o esporte mais descontraído. É a brincadeira, é o lazer.

A MESA

Têm 2,74m de comprimento e 76cm de altura.

A REDE

A rede estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.

A PARTIDA

1 - Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.

2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.

3 - Na partida quando houver (1 a 1), (2 a 2) ou (3 a 3), os atletas devem mudar de lado logo que o atleta consiga 05 pontos.

O SAQUE

1 - A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.

2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.

3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos. Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12 

4 - Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.

5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.

6 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a rede e suportes.

Fundamentos

O objetivo do tênis de mesa é conquistar pontos em relação ao adversário, ganhando sets ímpares. Assim, para atingir esse objetivo, os mesatenistas (nomenclatura que designa os/as jogadores/as) fazem uso de dois fundamentos principais: o saque e a recepção.

Jogadores


Competições de Tênis de Mesa


Departamento de Tênis de Mesa da CBDS

Em breve


Seleção Brasileira de Tênis de Mesa

Em breve