Wrestling Greco-Romana

O que é?

A Luta Olímpica ou Olympic Wrestling é disputada desde o ano 704 a.C. nos Jogos Olímpicos da Antiguidade e ao lado da maratona possui o posto de esporte mais antigo da humanidade. Nos Jogos Olímpicos da era moderna estreou em 1896 com o estilo greco-romano.

Regras básicas

No estilo greco-romano, os atletas só podem utilizar tronco e braços para defender e atacar. Se um dos adversários conseguir abrir uma margem de 8 pontos durante a luta, ele é considerado vencedor por superioridade técnica. As categorias olímpicas são 60Kg, 67Kg, 77Kg, 87Kg, 97Kg e 130Kg. As categorias não olímpicas são 55kg, 63kg,72Kg e 82Kg.

O objetivo é comum aos três estilos, imobilizar o oponente com as costas para o solo, o chamado encostamento. Esta ação encerra imediatamente a luta. Outras palavras como Touché e Pin também são utilizadas para denominar o golpe.

Fundamentos

A luta greco-romana tem um estilo e uma técnica única, quando comparada a outras formas de luta. Uma característica da luta greco-romana são seus golpes espetaculares. A luta com as mãos – a habilidade de controlar e manipular as mãos e braços do adversário – assim como os golpes com os punhos, ou a luta para ganhar vantagem durante uma contração dos membros superiores, são movimentos empregados pelos lutadores greco-romanos durante uma disputa.

Jogadores


Competições de Wrestling Greco-Romana

Sem competição no momento

Não teve competições anteriores


Departamento de Wrestling Greco-Romana da CBDS

Em breve


Seleção Brasileira de Wrestling Greco-Romana

Em breve