Summer Deaflympics Brasil conquista a primeira medalha com atleta do Judô

Summer Deaflympics Brasil conquista a primeira medalha com atleta do Judô

Summer Deaflympics
Brasil conquista a primeira medalha com atleta do Judô

Nosso medalhista Rômulo Crispim com a equipe do Judô (Foto: Divulgação)

O surdoatleta Rômulo da Silva Crispim, 19 anos, foi o primeiro medalhista brasileiro na 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão, em livre tradução).

O judoca conquistou a medalha de bronze no Judô, pela categoria 66kg. Muito emocionado, pela conquista inédita, Rômulo fez uma chamada de vídeo para contar a novidade para sua mãe, que estava em Rondônia, após a vitória.

Atual bicampeão brasileiro surdolímpico na categoria, Rômulo é uma das revelações da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). Ele conquistou o primeiro campeonato brasileiro em 2019 e o segundo em 2021, na Surdolimpíada de São José dos Campos (SP).

“Com preparo físico, raça e luta eu, com a equipe da CBDS, recebi o desafio de mostrar minha experiência e superação. Agradeço a Deus por esse momento”, declarou Rômulo. 

Rômulo Crispim no pódio (Foto: Divulgação)

Nas disputas de equipes, a seleção de Basquete masculino do Brasil venceu a Taipei Chinesa por 70 x 65, em partida realizada no ginásio poliesportivo do Sesi. 

A seleção de Handebol masculino perdeu para a Sérvia, por 34 x 10, em partida realizada no ginásio da UCS, e as meninas da seleção de Futebol feminino também estrearam com derrota, por 4 x 0, contra a seleção dos Estados Unidos. 

O judoca Rômulo Crispim com a presidente, Diana Kyosen, e com dirigentes da CBDS (Foto: Divulgação)

Próximas disputas do Time Brasil

Na quarta-feira, dia 4 de maio, tem a estreia da seleção brasileira de Vôlei masculino, em partida contra a França, a partir das 9h00 (horário de Brasília). Já as atletas do Vôlei feminino, entram em quadra às 14h00 (horário de Brasília), contra o México.

A seleção de Basquete feminino faz seu jogo de estreia, às 10h00 (horário de Brasília), contra a seleção da Polônia. Na sequência, às 14h00 (horário de Brasília), acontece o segundo jogo do Basquete masculino, contra a Ucrânia.

Os atletas da seleção de Futebol masculino fazem jogo decisivo, às 14h00 (horário de Brasília), contra a seleção dos Países Baixos. 

A partir das 18h30 (horário de Brasília) os nadadores do Brasil disputam as finais da Natação. 

Confira o quadro de medalhas:

1º - Ucrânia: 12 ouros | 03 pratas | 09 bronzes

2º - Japão: 04 ouros | 03 pratas | 03 bronzes

3º - Irã: 02 ouros | 03 pratas | 04 bronzes

19º - Brasil: 01 bronze 

Os atletas da seleção de Basquete masculino (Foto: Divulgação)

CBDS na 24ª edição da Summer Deaflympic

Em sua 7ª participação no torneio, o Brasil tem sua maior delegação da história, com 325 integrantes, sendo 199 atletas (110 homens e 89 mulheres) e 126 membros da comissão técnica.

Os atletas brasileiros disputam 17 modalidades no masculino e 14 modalidades no feminino. No masculino e feminino: Futebol, Vôlei, Handebol, Basquete, Atletismo, Badminton, Natação, Ciclismo, Mountain Bike, Tiro Esportivo, Orientação, Tênis de Mesa, Judô e Karatê. Só no masculino: Tênis, Vôlei de Praia e Taekwondo.

Todos os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube da XPlay TV, no app Deaflympics da XPLAY TV e no Markket TV (canal 692 da CLARO).

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal. Para o evento, a entidade conta com o apoio da Azul Linhas Aéreas, que está transportando toda a delegação técnica e voluntários, além do ICOM-Libras, que disponibilizou a equipe de intérpretes de Libras para a delegação brasileira.

www.cbds.org.br
facebooktwitterinstagramyoutube
CBDS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE SURDOS

Compartilhe esta postagem