Vôlei de Praia

O que é?

O vôlei de praia é uma adaptação do voleibol, normalmente disputado em quadra, para as areias. A modalidade esportiva surgiu na década 20 nas praias da Califórnia, EUA, no entanto, era disputada apenas como hobby. Na década de 40, começaram a ser feitos torneios amadores e, na década de 70 ocorreram os primeiros torneios profissionais. O esporte passou a integrar o programa dos Jogos Olímpicos em 1996.

Regras básicas

Embora a maioria das regras do jogo seja igual à do voleibol, existem algumas particularidades.

Nessa modalidade não existe substituição de jogadores, se por acaso o jogador se machucar, serão dados cinco minutos para sua recuperação, caso contrário a dupla será considerada incompleta.

Fundamentos

O jogo é disputado em uma quadra de 16 por 8m, dividido em dois campos iguais. O objetivo do jogo é o mesmo: fazer com que a bola caia no campo adversário.

No vôlei de praia, ganha o jogo quem fizer 21 pontos, respeitando uma diferença de dois pontos em relação à pontuação do adversário.

As partidas são disputadas por dois a quatro jogadores, no entanto, na grande maioria das vezes é disputada por dois jogadores de cada lado.

Jogadores


Competições de Vôlei de Praia


Departamento de Vôlei de Praia da CBDS

Em breve


Seleção Brasileira de Vôlei de Praia

Em breve