Ciclismo de Estrada

O que é?

O ciclismo de estrada foi a primeira modalidade a ser disputada em cima de uma bicicleta. A competição ocorreu em 31 de maio de 1868, no Parc de Saint-Cloud, em Paris. Com a popularidade em alta, o ciclismo de estrada fez parte do programa da primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas-1896. A primeira prova percorreu o mesmo trajeto que a tradicional maratona dos primeiros Jogos. Os ciclistas largaram em Atenas, foram até a cidade de Marathon e retornaram à capital grega.

Regras básicas

Provas de circuito

São provas realizadas em circuitos fechados. São normalmente circuitos pequenos (em média 2km) onde os atletas ficam dando voltas até completar o tempo estipulado (30min, 60min) ou até completar o número de voltas estipulados (10 voltas, 20 voltas). Ganha o atleta que chegar na frente na última volta.

Provas de um dia

São provas de resistências e longa duração disputadas em estradas (sempre acima de 100km). Utilizada principalmente para campeonatos nacionais e mundiais onde os atletas disputam o título de campeão em um único dia. Essas provas podem até ocorrer em circuitos, porem sempre em circuitos mais extensos como por exemplo 10km por volta. Ganha o ciclista que cruzar a linha de chegada primeiro.

Provas por etapas

São provas realizadas em mais de um dia, disputadas por equipes profissionais. Por ser disputadas em vários dias os atletas são colocados a prova em diversos tipos de terrenos. Alguns dias são etapas planas, outras são em regiões montanhosas e em outras provas de contra-relógio. Dessa forma o atleta para ganhar tem que ser o mais completo possível. As principais competições dessa modalidade são chamadas de Grandes Voltas.

Provas de contra-relógio

As provas de contra-relógio são disputadas em distância menores, não havendo uma distância fixa. Pode ocorrer também mudanças de terrenos, ou seja, podem ocorrer em superfícies planas ou com subidas. Ganha o atleta que fizer o menos tempo na distância estipulada. Existem provas individuais e também por equipes.

Fundamentos

Sprinters ou Velocista

São atletas que tem por característica a força de explosão e conseguem acelerar de forma rápida. Eles disputam as chegadas nas provas de Critério e nas etapas planas das grandes voltas.

Escaladores

São normalmente atletas leves e potentes que se dão bem em etapas com bastante subida.

Passistas ou Contrar-relogista

São atletas que conseguem manter um ritmo alto por longo período. Eles são os atletas que andam na frente do pelotão para ditar o ritmo da prova, ficando de cara para o vento para poupar os demais atletas de sua equipe. Eles normalmente são bons em contra-relógio pelo fato de conseguirem manter uma velocidade alta por longo período.

Gregário

São atletas que ajudam a equipe em questões táticas e também ajudam no reabastecimento (levar água e suprimentos para os demais atletas). São de grande importância em provas longas e principalmente nas grandes voltas.

Jogadores


Competições de Ciclismo de Estrada


Departamento de Ciclismo de Estrada da CBDS

Em breve


Seleção Brasileira de Ciclismo de Estrada

Em breve