Atletismo

O que é?

Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. Geralmente é praticado em estádios, exceto a maratona, que é uma corrida de longa distância.

O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé. Foi na Grécia também que houve o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C.

Regras básicas

O formato de prova atualmente reconhecido pelo comitê do esporte olímpico é de origem Inglesa, datado do século XIX e composto por 6 provas oficiais, sendo elas:

  • Provas de corrida: corrida rasa, corrida com barreiras e corrida com obstáculos;
  • Prova de revezamentos;
  • Prova de saltos;
  • Prova de arremesso e lançamentos;
  • Prova combinada;
  • Marcha atlética.

Em cada prova há 20 modalidades diferentes, que se distinguem em percurso e equipamentos.

PROVAS DE CORRIDA

As provas de corrida podem ser compostas por curta distância ou tiro rápido, e seu percurso pode variar entre 100 e 3.000 m.

As corridas rasas podem ser curtas ou extensas, variando seu tamanho de percurso em 100 a 10.000m.

Já as corridas com barreira, podem ter percurso entre 110 e 400 metros, enquanto que as corridas com obstáculos contam com 3.000m de extensão. Essas são as distâncias para provas de adultos, tanto de homens como de mulheres.

PROVA DE REVEZAMENTO

As provas de revezamento são realizadas em equipes compostas por 4 membros, e para ambos os sexos, contam com duas extensões: 4x100m e 4×400 metros.

Durante o percurso, cada atleta completa ¼ da prova, tendo como meta a entrega do bastão para o próximo integrante.

PROVA DE SALTOS

As provas de salto podem ser realizadas em duas modalidades, sendo elas o salto vertical e o salto horizontal.

Para melhor compreender, vamos analisá-las de modo independente. Primeiro, falemos das provas de salto vertical, que compreendem o salto em altura e também o salto com vara.

No salto em altura, os atletas correm e saltam de costas sobre uma barra horizontal. Já no salto com vara, o comprimento das varas mede entre 2,80 a 3,40 m tanto para homens como para mulheres.

Para realizá-las, os atletas correm 20 metros e, tomando impulso com uma vara flexível, saltam sobre uma barra chamada de sarrafo. O objetivo é não derrubá-la, e após o salto, caem sobre um colchão macio, evitando lesões e quebraduras.

As provas de salto horizontal compreendem salto em distância, ou de comprimento, e salto triplo.

Na categoria salto em distância, os atletas correm e saltam quando chegam à marca estabelecida. No chão de areia fica a marca para medir a distância obtida.

No salto triplo, o atleta dá dois saltos antes do salto final na caixa de areia. Da mesma forma que no anterior, a distância é observada, marcada e medida.

PROVAS DE ARREMESSO E LANÇAMENTO

As provas de arremesso e lançamentos compreendem 4 diferentes objetos, sendo eles peso, martelo, disco e dardo. O peso dos materiais lançados varia entre os gêneros masculino e feminino.

No arremesso de peso, uma esfera é lançada. Na categoria masculina, a esfera pesa 7,26kg, e na categoria feminina, 4kg. Em relação à prova com martelo, os pesos são os mesmos.

Seguindo as regras da competição, o atleta deve, com apenas uma das mãos, lançar o objeto o mais longe que conseguir.

Os discos são de 2 kg para os homens e de 1 kg para as mulheres. Os dardos, por sua vez, são de 800 g para os homens e de 600 para as mulheres. No arremesso de discos, os atletas giram o corpo e lançam o disco para longe.

PROVA COMBINADA

A prova combinada recebe nomes diferentes para as categorias, sendo conhecidas como Decatlo (categoria masculina) e heptatlo (categoria feminina).

O decatlo compreende provas de 100, 400 e 500 metros; corrida com barreiras; saltos em distância; saltos em altura e com vara; arremessos de peso; arremessos de disco; e arremesso de dardo.

O heptatlo compreende provas de 100, 200 e 800 metros; saltos em distância; saltos em altura; arremessos de peso; e arremessos de dardo.

Conforme as regras, nas provas combinadas, as equipes somam pontos à medida em que vencem as provas.

MARCHA ATLÉTICA

A marcha atlética é uma prova extensa, contendo 20.000 ou 50.000 metros para o gênero masculino, e 20.000 metros para o gênero feminino. Para completar o trajeto, os atletas devem correr sem que os pés sejam totalmente retirados do chão. Há árbitros que acompanham o andamento e são habilitados a realizar advertências, de maneira que após a terceira advertência, o atleta pode ser eliminado do trajeto.

Fundamentos

Jogadores


Competições de Atletismo


Departamento de Atletismo da CBDS

Em breve


Seleção Brasileira de Atletismo

Em breve