Summer Deaflympics Brasil vence a Argentina na estreia das meninas da seleção de Handebol

Summer Deaflympics Brasil vence a Argentina na estreia das meninas da seleção de Handebol

Summer Deaflympics
Brasil vence a Argentina na estreia das meninas da seleção de Handebol

Brasil venceu a Argentina, no Handebol feminino (Foto: Divulgação)

A 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão, em livre tradução) começou bem para a seleção brasileira de Handebol feminino da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

No início da tarde, as meninas da seleção de Handebol venceram a seleção da Argentina por 36 x 4, em uma partida emocionante, que reuniu grande público no ginásio poliesportivo da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Na arquibancada, estavam moradores de Caxias e de cidades vizinhas, além de cerca de 100 estudantes, com idade entre 7 e 9 anos, da Escola Municipal Giuseppe Garibaldi.

Mãe e filha, as caxienses Ketlin e Kevelyn Lorenzet (que é surda), também fizeram questão de acompanhar a partida. Segundo Ketlin, é importante mostrar para a filha, de 12 anos, o universo das pessoas surdas. “Estamos muito felizes e honradas por receber esse evento em nossa cidade. Eu e minha filha vamos acompanhar todos os jogos do Brasil que a gente conseguir, porque é importante mostrar pra minha filha que a inclusão dos surdos é uma realidade”, explica.

No final da partida, as atletas do Brasil foram até a arquibancada agradecer a presença do público. O próximo jogo da seleção brasileira de Handebol feminino será realizado na quarta-feira, dia 4 de maio, às 14h00 (horário de Brasília). 

As caxienses Ketlin e Kevelyn conheceram as jogadoras do Brasil (Foto: Divulgação)

Brasil na Summer Deaflympics

Pela manhã, o Brasil participou das provas de mil metros sprint, de Ciclismo, no Santuário de Carravagem, em Farroupilha. 

No fim da tarde, mesmo sob forte chuva, a seleção de Futebol masculino de Brasil e Itália entraram em campo, no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha.

Na partida, válida pelo Grupo B, o Brasil perdeu de 4 x 1 para a Itália. Esta foi a segunda derrota da seleção de Futebol masculino, em dois jogos. Na quarta-feira, dia 4 de maio, os atletas do Futebol entram em campo contra a equipe dos Países Baixos, e eles precisam da vitória para seguir sonhando com a disputa por medalhas. Sem vitórias, o Brasil é o 4º colocado do Grupo B. No Badminton, o Brasil perdeu para a França, de 3 x 2. 

Até o momento a equipe da Ucrânia lidera o quadro de medalhas com 6 ouros e 2 pratas, seguido por Japão, em 2º lugar, com 2 ouros, 3 pratas e 2 bronzes, e pela Turquia, com 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes.

A equipe de Ciclismo em sua estreia na Summer Deaflympics (Foto: Divulgação)

Próximas disputas do Time Brasil

Nesta terça-feira, dia 3 de maio, tem a estreia da seleção brasileira de Handebol masculino, em partida contra a Sérvia, a partir das 10h00 (horário de Brasília), no ginásio poliesportivo da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Na sequência, às 12h30 (horário de Brasília), acontece a estreia da seleção de Basquete masculino, contra a equipe de Taipei Chinesa, no ginásio de esportes Vasco da Gama, o Vascão. 

As meninas da seleção de Futebol feminino também estreiam nesta terça-feira, em partida contra a seleção dos Estados Unidos, no Estádio Estrela, a partir das 14h00 (horário de Brasília). 


CBDS na 24ª edição da Summer Deaflympics

Essa é a 7ª participação da CBDS no torneio, e o Brasil terá sua maior delegação, com 325 integrantes, sendo 199 atletas (110 homens e 89 mulheres) e 126 membros da comissão técnica.

Os atletas brasileiros disputam em 17 modalidades no masculino e 14 modalidades no feminino. No masculino e feminino: Futebol, Vôlei, Handebol, Basquete, Atletismo, Badminton, Natação, Ciclismo, Mountain Bike, Tiro Esportivo, Orientação, Tênis de Mesa, Judô e Karatê. Só no masculino: Tênis, Vôlei de Praia e Taekwondo.

Todos os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube da XPlay TV, no app Deaflympics da XPLAY TV e no Markket TV (canal 692 da CLARO). Acompanhe também a participação do Brasil no evento pelas redes sociais e no site da CBDS.

A CBDS tem patrocínio dasLoterias Caixa e do Governo Federal. Para o evento, a entidade conta com o apoio especial da Azul Linhas Aéreas, que está transportando toda a delegação técnica e voluntários, além do ICOM-Libras, que disponibilizou a equipe de intérpretes de Libras para a delegação brasileira.

www.cbds.org.br
facebooktwitterinstagramyoutube
CBDS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE SURDOS

Compartilhe esta postagem