Presidente da CBDS participa de reunião do Conselho Nacional do Esporte

Presidente da CBDS participa de reunião do Conselho Nacional do Esporte

A presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, participou da 55ª reunião ordinária do Conselho Nacional do Esporte (CNE). 


Em um mandato marcado por grandes conquistas, Diana Kyosen foi nomeada em 2020 para compor o Conselho. Ela é a primeira representante surda nomeada como membro do CNE. Rodrigo Rocha Malta, assessor da presidência, é o suplente de Diana no Conselho.


“Solicitamos um assento no Conselho Nacional do Esporte para que o desporto de surdos pudesse se sentir representado, além de termos a chance de reivindicarmos nossos direitos. A Secretaria Nacional do Esporte foi sensível à nossa causa. Isso é uma grande vitória para a comunidade surda e todos nós agradecemos pela oportunidade”, explica a presidente da CBDS.


Representatividade surda

A luta surda por respeito e inclusão já é conhecida. E não é diferente em relação às dificuldades enfrentadas pelos surdoatletas. Falta acesso a políticas públicas esportivas, já que a categoria não se enquadra na categoria ‘paradesporto’. Além disso, os apoios e patrocínios direcionados aos surdos são infinitamente menores aos aplicados às demais categorias.


Por isso, a nomeação da presidente da CBDS para uma cadeira no Conselho é uma das conquistas mais importantes da história, não só para os surdoatletas, mas para toda a comunidade surda, que ganhará ainda mais representatividade no âmbito do esporte. 


“Nossa luta será grande para garantir as temáticas da comunidade surda junto ao governo, garantindo a visibilidade e a aceitação das nossas propostas. Para mim é uma honra, como presidente da CBDS, como ex-atleta surda e, acima de tudo, como pessoa surda. Venho de uma família de surdos e sempre exerci um trabalho em prol dos meus pares, os surdos”, conclui Diana, que terá como tarefa principal articular com os demais representantes do conselho as temáticas do esporte e garantir que o desporto de surdos esteja em pauta e em destaque.


Ex-atleta de futsal da Seleção Brasileira, Diana Kyosen conquistou, em 2015, o vice-campeonato mundial, em Bangkok (Tailândia) e tem no esporte sua paixão. “Sei os benefícios que tive através do esporte e como presidente da CBDS quero garantir isso a todas as gerações de surdos.”


Conselho Nacional do Esporte

Criado em 2002, o CNE é formado por representantes do Executivo e das principais entidades esportivas do País, como o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Comissão Desportiva Militar Brasileira (CDMB) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entre outras.


A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio do Governo Federal e das Loterias CAIXA.

Compartilhe esta postagem