Brasil vai sediar 5º Mundial de Futsal de Surdos

Brasil vai sediar 5º Mundial de Futsal de Surdos

O surdodesporto retorna a São José dos Campos (SP), com a 5ª edição do Campeonato Mundial de Futsal de Surdos.


Em 2021, a cidade do interior paulista, localizada a cerca de 90 quilômetros da capital, sediou a 3ª edição da Surdolimpíada Nacional, evento realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), que reuniu mais de 740 atletas surdos e membros de comissão técnica, de todo o Brasil, que disputaram 15 modalidades esportivas.


Já o Mundial de Futsal, evento internacional, será realizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), entre os dias 9 e 19 de novembro de 2023. Como entidade máxima do surdodesporto no país, a CBDS está à frente da organização do evento. Para isso, conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos. 


Durante os 10 dias de evento, a cidade receberá mais de 700 surdoatletas e membros de comissão de 18 países, sendo 24 equipes: 8 no Feminino e 16 no Masculino. Confira a lista de países confirmados e chaves de grupos em 'informações adicionais'.   


Mundial de Futsal de Surdos

Realizado desde 2007, o Mundial de Futsal de Surdos chega ao Brasil, em sua 5ª edição, o que mostra o reconhecimento ao trabalho que a CBDS vem realizando em prol do desenvolvimento dos surdoatletas, movimento que ganhou visibilidade em todo o planeta.  


Isso porque, mesmo sem cotas de patrocínio, em 2019, a Seleção Feminina da CBDS foi a grande campeã da 4ª edição do mundial, que aconteceu na cidade de Winterthur, na Suíça.


Na ocasião, as atletas do Brasil conquistaram o inédito título feminino no Mundial de Futsal de Surdos. Na final, as brasileiras derrotaram a Seleção da Polônia (que ficou em 2º lugar), por 4 a 0, fechando com chave de ouro uma campanha com 100% de aproveitamento. O 3º lugar ficou com a Seleção da Alemanha.  


Sob o comando do técnico Vanderlan da Silva, as atletas brasileiras Laelen Brizola e Stefany Krebs ganharam, respectivamente, os prêmios de melhor jogadora do Mundial e melhor jogadora sub 21 da competição.


"Não esperava e nem imaginei que poderia ser eleita a melhor jogadora do Mundial da Suíça. Mas, agradeço a Deus, a equipe e a comissão técnica por confiarem em mim. Nada vai mudar e sinto que eu posso ajudar ainda mais a seleção que, neste ano, irá jogar em casa. Nós vamos em busca do bicampeonato", declarou Laelen.


Já no Masculino, o técnico Lucio Cruz está otimista para a estreia da Seleção Brasileira no Mundial. Em 2019, a equipe conquistou o 7º lugar, melhor colocação do país na história dos Mundiais. O 1º lugar ficou com a Seleção da Espanha, seguida da Seleção da Suíça, em 2º lugar, e da Rússia, em 3º lugar. Segundo o técnico, que está à frente da seleção desde 2014, o Brasil fará um grande evento. "Mesmo com as dificuldades enfrentadas, o grupo está unido e faremos um grande Mundial."


Futsal brasileiro em evidência
À frente da seleção feminina desde 2012, como treinador, Vanderlan da Silva está confiante de que a equipe fará mais um evento de grande destaque. 


Isso porque a Seleção Brasileira Feminina de Futsal de Surdas já conquistou outros títulos importantes para o país. Entre eles medalha de ouro no Pan-americano de futsal, em 2012 (Brasil), e no Sul-americano, em 2013 (Chile) e em 2014 (Brasil), além da medalha de prata no Mundial de Futsal de Surdos de 2015 (Tailândia) e o ouro, já citado, no Mundial de 2019 (Suíça). 


"Estamos finalizando a preparação para o 5º Mundial, que será no Brasil. Faremos o último treino preparatório nos dias 21 e 22 de outubro, em Jundiaí (SP), e a apresentação da equipe está prevista uma para o dia 5 de novembro, em São José dos Campos (SP), onde realizaremos os treinos finais", explica Vanderlan.


A estreia da Seleção Brasileira Feminina será contra a  contra a Seleção da Argentina, no dia 9 de novembro, às 19h00, no Ginásio Teatrão. "Nossa expectativa é de conquistar o bicampeonato Mundial e a preparação foi focada neste objetivo, mas sabemos das dificuldades, já que teremos adversárias muito fortes, que já conhecemos de outros confrontos", completa o técnico.


Já a Seleção Brasileira Masculina fará sua estreia contra a Seleção de Trindade e Tobago, no dia 10 de novembro, às 8h00. 


CBDS ainda busca apoio para realizar o evento

Além do apoio da Prefeitura de São José dos Campos e do ICOM- Libras, a CBDS já conta com a parceria dos deputados estaduais de São Paulo, Gerson Pessoa e Letícia Aguiar, reconhecidos por seus projetos em prol da comunidade surda. 


Mas, para garantir a realização de um evento grandioso, a CBDS ainda precisa de voluntários e de apoio para o transporte dos atletas da Seleção Brasileira, para alimentação e para transmissão ao vivo dos jogos, entre outros detalhes, que irão ampliar a visibilidade do campeonato.


Quem tiver interesse em ajudar pode fazer contato pelo e-mail cbds@cbds.org.br


INFORMAÇÕES ADICIONAIS 


Países confirmados: 

Brasil
Alemanha 

Argentina

Bulgária

Dinamarca

Gana

Inglaterra

Irã

Irlanda

Japão

Kuwait

Paraguai

Quênia

República Tcheca
Suécia
Suíça

Tailândia

Trindade e Tobago


Grupos:

Feminino 

Grupo A

A1 - Brasil
A2 - Alemanha 

A3 - Argentina

A4 - Gana

Grupo B
B1 - Japão 

B2 - Inglaterra

B3 - Irlanda

B4 - Quênia


Masculino

Grupo A:
A1 - Brasil
A2 - Irã

A3 - Trindade e Tobago

A4 - Quênia


Grupo B

B1 - Suécia
B2 - Paraguai
B3 - República Tcheca
B4 - Gana


Grupo C

C1 - Suíça

C2 - Kuwait

C3 - Inglaterra

C4 - Dinamarca


Grupo D

D1 - Japão

D2 - Argentina

D3 - Bulgária

D4 - Tailândia


Delegação Feminina:

Fernanda Falkevicz (FDSESC/SC) 

Carolina Matos de Liz Ribeiro  (FDSESC/SC) 

Paloma Cristina Marinho Martins (FDSESP/SP) 

Suzana Alves de Souza (FDSERJ/RJ) 

Elidiany de Oliveira Silva (FDSES/ES) 

Laelen Cassia Machado Brizola (FDSP/PR) 

Vanderleia Barbosa Gonçalves (FDSP/PR) 

Stefany Krebs (FDSESC/SC) 

Vaneza Wons (FDSP/PR) 

Thalita Santos Mozer (FDSES/ES) 

Lara Geovana de Carvalho Neves (FGDS/GO) 

Maria Clara Montemor (FDSP/PR) 

Marielly Leticia Rambo (FDSRS/RS) 

Angela Lopes Braga (FMDS/MG)

Técnico: Vanderlan da Silva 

Auxiliar-técnica: Aline Cristina Grinwald


Delegação Masculina:

Alan de Oliveira Santos (FMDS/MG)

Ederson Rocha do Nascimento (FBDS/DF) Diogo Biason Treco (FDSESP/SP) Daniel Lucas Almeida de Souza (FDSERJ/RJ) Renato Vasques Pinto (FMDS/MG) Fabiano Silva de Oliveira (FDSERJ/RJ) João de Souza Mello (FGDS/GO) Leonardo da Cruz (FDSERJ/RJ) Marcelo Marcos Lins da Silva Junior (FDSERJ/RJ) Marlon Cesar dos Santos (FGDS/GO) Matheus Moura Gomes Luz (FDSERJ/RJ) Matheus Rocha Costa (FMDS/MG) Vitor Theotonio Figueiroa (FMDS/MG) Welton Rocha Cunha (FMDS/MG) Técnico: Lucio Cruz

Auxiliar-técnico: Pedro Henrique Alves 

Compartilhe esta postagem