Conheça as equipes campeãs da Copa Sul 2024

Conheça as equipes campeãs da Copa Sul 2024

Entre os dias 29 e 31 de março de 2024, a cidade de União da Vitória (PR) sediou a Copa Sul 2024.

Durante o evento, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e organizado pela Federação Desportiva de Surdos do Estado de Santa Catarina (FDSESC), foram disputadas três modalidades: Basquete 3x3, Futsal e Tênis de Mesa. 


Copa Sul - Basquete 3x3

A modalidade Basquete 3x3 contou com a participação de 6 times (masculino). A equipe da Associação dos Surdos de Blumenau (ASBLU/SC) foi a grande campeã. O 2º lugar ficou com a equipe da Associação dos Surdos de Chapecó (ASC/SC) e o 3º lugar com a Associação de Surdos de Cascavel (SURDOVEL/PR).

O atleta Luciano Canesso Dyniewicz (ASBAC/SC) foi eleito o melhor jogador do torneio e também foi o maior pontuador, com 26 pontos marcados.


Copa Sul de Futsal 

A modalidade Futsal reuniu 16 times, sendo 12 no masculino e 4 no feminino. No masculino, a equipe da Associação de Surdos de Cascavel (SURDOVEL/PR) foi a grande campeã. O 2º lugar ficou com a equipe da Associação Desportiva e Social dos Surdos de Esteio (ADSE/RS) e o 3º lugar com a equipe da Associação dos Surdos de Curitiba (ASC/PR).

O atleta Luis Gustavo Oliveira dos Santos (ASC/PR) foi o artilheiro do torneio, com 10 gols marcados. Já o atleta Heric de Souza Bibiano (ADSE/RS) foi escolhido como o melhor jogador, enquanto o atleta Augusto Ribeiro Pacheco de Oliveira (SURDOVEL/PR), foi eleito o melhor goleiro.


A equipe da SURDOVEL/PR (Foto: Eduardo Venzo)

As equipes da ADSE/RS e da ASC/PR (Foto: Eduardo Venzo)

No feminino, a equipe da Associação dos Surdos de São José dos Pinhais (ASSJP/PR) foi a grande campeã. O 2º lugar ficou com a Associação de Surdos de Balneário Camboriú (ASBAC/SC) e o 3º lugar com a Associação Missão Surdos (AMIS/RS).

A equipe da ASSJP//PR (Foto: Eduardo Venzo)

As equipes da ASBAC/SC e da AMIS/RS (Foto: Eduardo Venzo)

As equipes da ASBAC/SC e da AMIS/RS (Foto: Eduardo Venzo)


A atleta Pamela Christina dos Reis Rodrigues (ASSJP/PR) foi a artilheira do torneio, com 6 gols. Já a atleta Vanderleia Barbosa Goncalves (ASSJP/PR) foi eleita a melhor jogadora, enquanto Franciele Ferreira da Silva (ASBAC/SC) foi eleita a melhor goleira.


Copa Sul de Tênis de Mesa

Com 20 equipes, sendo 11 no masculino e 9 no feminino, a modalidade Tênis de Mesa foi disputada na categoria Individual. No masculino, o grande campeão foi o surdoatleta Elói Coscodai Júnior (Associação dos Surdos de Porto União da Vitória - ASPUVA/SC). O 2º lugar ficou com Danrley Guilherme Bueno Martins (Associação da Comunidade Surda de Joinville - ACSJSC/SC) e o 3º lugar com Rodrigo Aguinaldo Gonçalves (Associação de Surdos da Grande Florianópolis - ASGF/SC).

No feminino, o 1º lugar ficou com a surdoatleta Maria Fernanda da Silva Costa (Associação de Surdos de Balneário Camboriú - ASBAC/SC). O 2º lugar ficou com Josiane Maria Poleski (Associação dos Surdos de São José dos Pinhais - ASSJP/PR) e o 3º lugar com Camila Carolina da Costa Voss (Associação de Surdos de Brusque - ASBRU/SC).

Para realizar o evento, a CBDS e a FDSESC contaram com o apoio da Associação de União da Vitória, das secretarias municipais de Esportes e de Acessibilidade e Inclusão de União da Vitória, do Programa Paralímpico de União da Vitória, da Associação dos Surdos de Porto União da Vitória (ASPUVA/SC) e do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv).


Compartilhe esta postagem